informações
Faça o download dos livros ou, se preferir, visualize-os na própria tela do seu computador

CEM ANOS DE TRADIÇÃO
História da Loja Maçônica “Líbero Badaró”
Deslocando-se no tempo e no espaço, de épocas recentes a outras mais remotas, através de ampla pesquisa em documentos, em textos de estudiosos e Livros de Atas da Loja Maçônica “Libero Badaró”, o autor revisita temas importantes, possibilitando ao leitor caminhar pelo passado, refletido no contexto histórico-cultural condensado neste livro.
Num texto repleto de detalhes, é apresentada a trajetória de homens cujas vidas, dedicadas à causa social, edificaram a Loja Maçônica “Libero Badaró”, mas acima de tudo, construíram a própria História da Cidade de Taquaritinga e, nos dias atuais, continuam trabalhando para engrandecê-la cada vez mais.

A trajetória de um século da Santa Casa, sem dúvida, se mistura com a própria História de Taquaritinga. O livro, instrumento de inestimável valor para o resgate da memória da cidade, revela acontecimentos e desafios que foram enfrentados e vencidos com ingredientes básicos de uma receita simples: uma colher de amor ao próximo, uma pitada de desprendimento e solidariedade à vontade.
J. Paulo Delgado Jr. - Prefeito Municipal de Taquaritinga
A obra nos leva a uma viagem do tipo “túnel do tempo”, com o relato de inúmeros aspectos da História da Santa Casa ao longo dos seus cem anos de existência.
Valdemar Peria – Presidente da Loja Maçônica “Líbero Badaró” de Taquaritinga, Mantenedora da Santa Casa
O leitor irá desfrutar de um panorama harmônico que expõe a verdade histórica, até então guardada nas velhas pastas envolvidas pela poeira do tempo e que agora se acha metodicamente exposta neste precioso livro.
Ermildo Tiosso – Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Taquaritinga
HISTÓRIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE TAQUARITINGA

UNESP Jaboticabal.
A construção de uma História
Na década de 1960, Jaboticabal buscava incessantemente a realização de um sonho antigo: conquistar uma Faculdade de Agronomia.
Com a experiência de quem viveu todo o processo de implantação e de consolidação da Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal, o autor buscou, em documentos de seu arquivo pessoal e nos Livros de Atas dos Órgãos Colegiados, as informações necessárias para fazer um minucioso relato dos primeiros dez anos de existência da Instituição.
Relembrando fatos, resgatando histórias e personagens, o autor mostra a trajetória fulgurante do então Instituto Isolado de Ensino Superior que, em 1966, nas modestas instalações cedidas pelo Colégio Agrícola “José Bonifácio”, dava os seus primeiros passos, constituindo-se, hoje, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, um dos mais importantes centros de produção científica e de formação de recursos humanos da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Ao sabor da pena, o autor buscou, nos escaninhos da memória, relembrar fatos e situações que marcaram sua infância e juventude para retratar aspectos da vida cotidiana da família constituída por Thereza e Vittorio Beduschi, bem como das famílias surgidas a partir de seus descendentes.
Além de fotos e documentos, o autor colheu depoimentos de pessoas da família, visando obter maiores informações a respeito de seus ancestrais.
Anotações singelas, algumas vezes uma simples palavra, tiveram o condão de desencadear muitas lembranças de um tempo que já vai distante.
História da Família Beduschi
Descendentes de Thereza e Vittorio Beduschi

Símbolos de Jaboticabal
Em Símbolos de Jaboticabal, os autores Luiz Carlos Beduschi e Dorival Martins de Andrade têm como objetivo principal resgatar, sobretudo entre o público mais jovem, o conhecimento destes valores que para muitos parecem perdidos no tempo e no espaço e, desta forma, fazer com que nossa cidade seja cada dia mais amada, respeitada e engrandecida.
Prof. Antônio Pascoal André
Memória Fotográfica das Reuniões da Turma ENA-66
No ano em que a Turma de Engenheiros Agrônomos formados pela Escola Nacional de Agronomia (ENA-66), da Universidade Rural do Brasil (URB), completa seu JUBILEU DE OURO, o autor compõe este livro utilizando fotos de sua coleção particular e do acervo de alguns colegas.
Em certos aspectos, as fotos complementam o conteúdo do livro “Lembranças da Universidade Rural do Brasil”, editado em 2013. Manifestações a respeito da referida obra foram inseridas nesta publicação, sob a forma de apêndice.


Um olhar sobre o passado
O Prof. Dr. Luiz Carlos Beduschi, além de ser um dos protagonistas no início de vida da Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal (atual Campus da UNESP de Jaboticabal), como um dos primeiros docentes contratados e Vice-Diretor, tem sido um incansável divulgador das dificuldades, das lutas e, atualmente, dos méritos que a unidade possui, após 50 anos de sua existência.
Também vale ressaltar que o Prof. Beduschi, em suas publicações, sempre tem uma preocupação grande com o reconhecimento ao trabalho e à dedicação das pessoas que atuaram para a consecução dos objetivos previstos. Esta sua publicação mais recente, intitulada “Um olhar sobre o passado” reflete, claramente, esta sua vontade de enaltecer o feito das pessoas nas diferentes instâncias e níveis. São destacados e com a mesma importância, as autoridades locais, os diretores, os docentes, os alunos e os servidores técnico-administrativos.
Prof. Dr. Julio Cezar Durigan
Reitor da UNESP
Lembranças da Universidade Rural do Brasil
Ao completar cinquenta anos de seu ingresso na Universidade Rural do Brasil, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o autor faz o resgate das lembranças armazenadas na sua memória e registradas nas cartas escritas durante o período de sua permanência na Universidade.
Os mais diversos aspectos da vida estudantil daquela época são revelados, tendo como cenário os primeiros anos da década de 1960, alguns deles considerados “Anos Dourados” e outros lembrados como “Anos de Chumbo”.

Jocelyn de Godoy
Um homem à frente de seu tempo
Nascido no ano de 1866, em Pirassununga (SP), Jocelyn frequentou o curso primário na cidade de Itu e o secundário em Campinas. Em 1891, aos vinte e cinco anos de idade, foi para Paris, ali permanecendo por três anos. Na “Cidade Luz” frequentou, como ouvinte, a Faculdade de Direito e estagiou no Atelier de Belas Artes Redon. Retornando ao Brasil, fixou residência no Rio de Janeiro, onde dirigiu vários jornais. Aportou em Jaboticabal em 1897.
Na “Cidade das Rosas”, Jocelyn constituiu família e participou ativamente da vida da comunidade, oferecendo à cidade o melhor de seus esforços e a cintilação mais viva e luminosa de sua inteligência.
Exerceu a Presidência da Loja Maçônica “Fé e Perseverança” por sete anos. Participou ativamente da vida política do Município, elegendo-se Vereador.
Jornalista brilhante, deu sua contribuição a diversos jornais da cidade. Destacado tribuno, desfilou seu saber jurídico pelas comarcas da região.
A herma de Jocelyn, em virtude de querela política, permaneceu por 15 anos em praça pública na acolhedora cidade de Bebedouro, retornando a Jaboticabal no dia 21 de abril de 1935, com a realização de grande festa cívica.

Subsídios para a História da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
SBEA
Episódios marcantes da História da Associação
Brasileira de Engenharia Agrícola são relatados.
Os leitores são convidados a acompanhar o Autor,
percorrendo com ele os caminhos trilhados pela
entidade e seus associados, ao longo dos primeiros
anos de sua existência.

Contribuição para a
História da Família Brossi
Descendentes de Luiza e Cesário Brossi
No final do Século 19, à semelhança de muitos italianos,
Giovanni e Teresa, pais de Cesário Brossi, deixaram
Pomponesco, sua cidade natal, situada na Região da Lombardia, e
vieram para o Brasil.
De início, os Brossi foram encaminhados para a Vila de
Indaiatuba-SP, localidade onde Cesário nasceu. Pouco tempo
depois, fixaram residência na cidade de Piracicaba-SP.
A primeira contribuição que visa resgatar a História da Família
constituída por Luiza de Oliveira e Cesário Brossi poderá ser
conhecida através das páginas deste livro.




